Apesar da crise, consumidores dizem
que irão, sim, às compras no Natal de 2021
VANESSA FERNANDES
Editoria de NEGÓCIOS - 24/10/21, às 09h20min
VOX Negócios fez enquete, usando, para isso, ferramentas de WhatsApp e Facebook para saber qual será o comportamento do consumidor teofilotonenses em relação ao Natal 2021. Entre os dias 19 e 23 de outubro de 2021, VOX ouviu 40 pessoas, 20 homens e 20 mulheres, com idade entre 16 e 60 anos, pertencentes a vários extratos sociais.
A pergunta feita foi apenas uma: "Você comprará presentes no Natal deste ano?" Do total entrevistado, 62,5% disseram "sim", alertando para o fato de que as compras serão mais modestas. Todavia, advertiram alguns, "o Natal não pode passar em branco". Houve quem acrescentou ainda que "é preciso dar um jeito, usar o cartão, parcelar, mas a família, afinal de contas, espera".
12,5% disseram que "não", lembrando encontrar-se numa profunda crise o que os impede de proceder a compras este ano. Esse grupo disse que a hora é de evitar novos endividamentos e "começar um ano minimamente equilibrado". Os outros 25% do grupo entrevistado disseram "não saber ainda". Estes esperam o décimo terceiro ou um bico que possa ser feito no final do ano. Mas acrescentaram: "vontade de comprar pelo menos uma lembrancinha eu tenho".
.